quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

II FEMULTI (FEIRA MULTIDISCIPLINAR) "Projeto Monstros"

Nesta postagem vamos conhecer a sala temática do Projeto "Monstros", desenvolvido pela turma Sol (Primeiro ano) com a professora Carina. A ideia surgiu  do trabalho de letramento literário feito a partir dos livros sobre monstros que vieram no acervo enviado pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa) para a escola. Aproveitando o interesse que estas histórias despertaram em seus alunos (as),a professora desenvolveu várias atividades sobre o tema. Vamos agora participar desta aventura. Ao chegarmos na sala, éramos recebidos por uma "porta- monstro":
Em seguida, um mural com  a palavra monstro escrita de forma assustadora  nos indicava o que estava por vir. Abaixo do mural, vários monstrinhos feitos de garrafa pet, recheados de guloseimas, acompanhados do livro "Como reconhecer um monstro":
A partir da leitura do livro "Como nasce um monstro" os alunos  (as) foram desafiados a virarem monstros e a criarem nomes para eles, utilizando partes dos próprios nomes:
 
Durante a exposição, eram apresentados no data show os monstros criados pelos alunos e as crianças em ação nas diversas atividades do projeto: 
O cantinho abaixo teve como inspiração o livro "Tem um monstro no meu jardim", onde foram colocadas todas as almofadas monstruosas criadas por cada criança da turma. Observem a diversidade de monstros e seus detalhes:
A turma criou um texto para história só com ilustrações "Cadê o monstro" e cada um criou seu monstro com massinha de modelar:
Abaixo, o livrinho com as produções textuais feitas sobre o tema:
Na saída, os visitantes eram desafiados a colocarem a mão na boca do monstro para retirarem uma lembrança da exposição ( pirulitos de monstro):
No final da mostra, cada criança levou seus monstros para casa para inventar novas histórias e brincadeiras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário